Em 1789, o pernambucano José Correia Picanço obteve o título de Doutor em Medicina pela Universidade de Paris. Algum tempo depois, ajudou a criar as primeiras escolas de medicina no Brasil. Correia Picanço é o Patriarca da nossa Medicina. Aproximadamente 6.000 anos antes, no oriente, a Índia desenvolvia a medicina Ayurveda, com um conceito de harmonizar corpo, mente e espírito.
Entre a medicina Ayurveda e Picanço, o ocidente viu o culto a Esculápio, com um sistema de tratamentos, símbolos e santuários que associavam a saúde ao sagrado e tentavam entender como a cura era, não apenas, uma responsabilidade dos deuses. Nossa capa mostra a escalada do ser humano nessa aventura de crenças, conhecimento e desafios.
Depois de Picanço, a aceleração das pesquisas e da ciência em geral fizeram com que hoje, mesmo em meio à maior pandemia em um século, mais pessoas morram de problemas associados à velhice do que de doenças infecciosas. Uma vida plena de saúde e o fim da morte são realidades possíveis num futuro próximo, mas o cenário põe a humanidade de frente com problemas éticos importantes no alvorecer no terceiro milênio.
Fatores como a enorme parcela da população mundial que luta contra a fome, o acesso à medicina básica, a falta de credibilidade que pessoas têm na ciência e a discrepância entre os sistemas de saúde de pobres e ricos, precisam mudar a maneira como lidamos com a busca por uma vida melhor. O momento atual nos mostra que saúde e bem estar são um misto de decisões individuais e coletivas.
Nossa edição número 3 debate a medicina. Nosso objetivo é trazer elementos para que permitam compor o cenário deste tema no Brasil e no mundo. Os textos contribuem para o processo de edificar de uma visão capaz de, como buscava a medicina Ayurveda, construir uma sociedade mais saudável física e mentalmente. É chegada a hora de, tal qual a serpente, símbolo de Esculápio, abandonar as velhas peles e renascer. Aparentemente igual, porém mais forte.
Para completar nossa edição 3 ainda traz as "10 Breakthrough Technologies". Pela primeira vez no Brasil, essa é a lista publicada pela MIT Technology Review nos Estados Unidos com tecnologias que já fazem parte do nosso presente e deverão moldar nossa vida. Olhar atentamente para cada uma delas ajudará o leitor não apenas a se preparar, mas também a criar o futuro dos negócios e da sociedade.
Così sia. Divertiti!
André Miceli
CEO e Editor-chefe
MIT Technology Review - Edição Medicina - Ano 01. Número 03. Abril / 2021.
Comentários
Postar um comentário